WhatsApp

Endpoint: o que é proteção de endpoint e como ela é importante para a segurança em pequenas empresas

Endpoint: o que é proteção de endpoint e como ela é importante para a segurança em pequenas empresas

Todo e qualquer dispositivo conectado à rede da empresa ou que lide com informações de pessoas físicas deve ser fortalecido contra invasões e roubo de dados.

E organizações de todos os tamanhos estão em risco quando se trata de ataque cibernético e ameaças sofisticadas. Surpreendendo crenças populares, um estudo da First Data aponta que  90% dos crimes cibernéticos são direcionados às pequenas e médias empresas.

As ferramentas de proteção visam detectar, analisar, bloquear e corrigir rapidamente as ameaças, antes que atinjam a operação da empresa. Sistemas centralizados permitem acompanhamento e controle de comportamentos anormais e maliciosos na rede e gerenciamento automático.

Seja para arquivos locais ou em nuvem, elas possuem funcionalidades completas, tais como: 

  • Criptografia de dados em terminais para codificar informações
  • Gateways seguros para eliminar ameaças via e-mail, antes que cheguem ao servidor.
  • Proteção contra ataques de engenharia social, como phishing.
  • Filtros para impedir que os funcionários visitem sites maliciosos.

Proteger os endpoints contra invasões e evasões de dados é apenas o primeiro estágio para a segurança do negócio. As empresas precisam de diagnósticos precisos sobre sua maturidade em segurança da informação e planos de ação preventivos e/ou defensivos. 

 

Como identificar a necessidade de segurança e a maturidade de cada empresa?

A cibersegurança consiste no emprego de recursos para proteger dados sensíveis e sigilosos, além de resguardar a reputação e os ativos das empresas. Compreender por quais meios físicos e virtuais são tratados e veiculados esses dados, a quantidade de dispositivos na rede e o tipo de atividade corporativa são um dos passos para identificarmos a necessidade de proteção. Quais ferramentas já são utilizadas, por quem são monitoradas, quais são as frentes de defesa ainda por serem providenciadas e qual o nível de conscientização de toda equipe, sobre comportamento digital, dirão muito sobre o nível de maturidade naquele contexto.

 

A maturidade de segurança da informação envolve três pilares:

  • Confidencialidade

As empresas devem proteger os dados pessoais dos clientes e funcionários, como extratos bancários, segredos comerciais e, em alguns casos, documentos governamentais. 

  1. Integridade

A integridade garante que os dados que as empresas mantêm seguros não sejam modificados ou corrompidos. 

  1. Disponibilidade

Por último, a segurança da informação precisa funcionar corretamente e ser executada em todos os momentos para ser eficaz. 

As organizações devem contar com uma infraestrutura adequada para impedir ataques cibernéticos. Num contexto de alto volume de ataques cibernéticos, a proteção dos endpoints é um dos elementos essenciais.

 

Por que as empresas de pequeno e médio porte precisam de um alerta especial? 

Os cibercriminosos buscam na rede qualquer ponto de vulnerabilidade existente. Pequenas e médias empresas têm se mostrado despreocupadas com a segurança, acreditando que os alvos são grandes companhias e os altos valores envolvidos em seus negócios. E esse equívoco é precursor de dores de cabeça com os efeitos das ameaças e a grande perda financeira.

No Brasil, quase 60% dos ataques cibernéticos são direcionados a empresas de pequeno porte. A proteção de endpoint é parte de um programa abrangente de segurança cibernética que se tornou um elemento obrigatório. Não à toa, com a alta do modelo de trabalho híbrido e home office, a proteção de endpoint será a prioridade para 59% das empresas no mundo até 2023

Ou seja, empresas de todos os portes precisam buscar uma solução eficiente para operar com segurança e proteger os seus negócios. 

 

Qual a solução ideal para a sua empresa?  

O mercado disponibiliza diversas ferramentas de segurança adaptadas à forma como as empresas trabalham no mundo corporativo moderno. Dentre tantas opções, algumas estarão aptas a atender as demandas específicas de cada cliente, considerando elementos, como a natureza do negócio, tipos de dados tratados internamente, quantas pessoas ali trabalham e qual nível de especialização técnica de cada uma, bem como a maneira como o assunto da segurança é abordado no time, em todas as áreas.

Precisamos democratizar o assunto da segurança da informação e naturalizar as ações preventivas. Dedicar-se a analisar a conformidade da sua empresa precisa ser uma ocupação constante e, para isso, vale contar com assessoria especializada.

 

Como a Microhard pode ajudar você!

Como comumente as organizações de pequeno porte não têm orçamento para um departamento de TI interno, contar com a assessoria de profissionais gabaritados e certificados para projetos de segurança garante maior eficácia do uso de ferramentas de segurança. O jeito correto de configurá-las, a otimização do controle diário e o treinamento de equipes fazem total diferença no resultado final.

O seu parceiro de TI ajudará a avaliar a infraestrutura atual em busca de vulnerabilidades e desenvolver uma estratégia econômica e abrangente para uma operação organizada. 

A Microhard está há mais de 29 anos auxiliando empresas de todos os setores, portes e de alcance nacional para projetos de tecnologia, e trabalha ativamente na prevenção contra perda de dados e grandes prejuízos causados por ataques direcionados ou infecções na rede de computadores. 

Somos parceiros das grandes marcas do mercado e dispomos de conhecimento e recursos para direcioná-lo aos melhores produtos, prestar nossos melhores serviços de assessoria, consultoria, treinamento, instalação e suporte, além de andar lado a lado com nossos clientes para cuidar de sua proteção.

 

Clique aqui para conversar com um de nossos especialistas e identifique como sua empresa pode operar com mais segurança.

Entenda como a proteção de endpoint é essencial para a saúde dos negócios independentemente do

Redes Sociais:

Você também pode gostar