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Segurança digital em empresas públicas e privadas: o que você precisa ficar de olho

Segurança digital em empresas públicas e privadas: o que você precisa ficar de olho

O isolamento social, em decorrência da pandemia, fez com que mais pessoas ficassem confinadas e com muito mais tempo para navegar na internet. Uma mudança na forma como nos relacionamos e realizamos nossas atividades, que vinha acontecendo de forma gradativa, evolui abruptamente agora. Segundo a Embratel, em 2020, por exemplo, o tráfego de dados na rede móvel subiu 20% durante o isolamento social. Na esfera pública não foi diferente, o Governo Federal digitalizou mais 800 serviços em todo o ano passado.

A segurança digital sempre foi essencial e os riscos de cibercrimes existem há muitos anos, mas o aumento na porcentagem da população conectada à Internet, combinado com a sensação de confinamento, proporciona mais oportunidades para os cibercriminosos. 

Essa mudança drástica no comportamento de consumo da sociedade e o modo como usamos a internet gerou uma proliferação de crimes digitais. Por isso, as empresas públicas e privadas devem estar atentas à segurança digital. 

O que é segurança digital? 

A segurança digital é uma divisão do setor de TI, destinada a proteger a empresa dos ataques cibernéticos no ambiente digital.

Com a evolução da transformação digital, a cada dia surgem novas maneiras de as empresas operarem seus serviços e, dessa forma, as pessoas passam a interagir umas com as outras, usando novos dispositivos.

A partir dessa transformação, os cibercriminosos também encontram novas estratégias para violar esses dispositivos e roubar as informações. Por isso, é essencial que sua empresa precise tornar a segurança digital um elemento essencial da operação.

Segurança digital consiste em ter recursos empregados para proteger a identidade online, dados e outros ativos das empresas. Isso inclui serviços da web, software antivírus e dispositivos pessoais protegidos.

Em linhas gerais, a segurança digital é o processo usado para proteger os dados coletados pelas empresas. E ela se enquadra em três pilares. São eles: 

 

  • Confidencialidade

As empresas públicas e privadas devem manter os dados pessoais dos clientes, funcionários, extratos bancários, números de cartão de crédito, segredos comerciais e até em certos casos, documentos governamentais. Há muitas maneiras de assegurar confidencialidade aos dados, como a elaboração de uma política de privacidade e governança, Data Loss Protection, criptografia do banco de dados além de armazenamento em nuvem.

 

  1. Integridade

A integridade garante que os dados que as empresas mantêm seguros não sejam modificados ou corrompidos. Cibercriminosos têm interesse em roubar suas informações, para pedir resgate ou então vendê-la a outra pessoa. Maximizar a integridade dos dados, utilizando permissões de arquivo e controles de acesso do usuário, é fundamental para garantir essa conformidade. 

 

  1. Disponibilidade

Por último, a segurança digital precisa funcionar corretamente e ser executada em todos os momentos para ser eficaz. Isso é feito ao executar reparos de hardware em tempo hábil e garantindo que o sistema operacional esteja livre de quaisquer ameaças, como bugs, worms ou vírus.

Os ataques cibernéticos avançam de acordo com a evolução tecnológica. Por isso, as empresas precisam ter uma infraestrutura de segurança digital preparada para impedi-los. Veja as principais: 

Quais são os principais ataques cibernéticos realizados em empresas públicas e privadas?   

Um ataque cibernético refere-se a qualquer possível violação que visa acessar dados ilegalmente, interromper operações digitais ou danificar informações. Veja os 6 ataques que mais atingem as empresas públicas e privadas: 

 

  • Phishing

Os ataques de phishing usam comunicação falsa, como um e-mail, para induzir o destinatário a abri-lo e seguir as instruções, como liberar o acesso de alguém na empresa ou informar dados confidenciais. O objetivo é roubar informações de login ou instalar malware na máquina da vítima, que pode ser um funcionário da empresa.

 

  • Back Door

Back door é um tipo de malware que nega os procedimentos normais de autenticação para acessar um sistema, como bancos de dados e servidores de arquivos, dando aos cibercriminosos a capacidade de emitir comandos de sistema remotamente e atualizar malware. Os invasores normalmente identificam os alvos usando scanners, que localizam sites com componentes não corrigidos ou desatualizados, permitindo a injeção de arquivos.

 

  •  Roubo de dados

O roubo de dados acontece quando uma infecção no computador da empresa leva ao furto de informações importantes, como banco de dados de clientes, informação financeira, documentação técnica, dados bancários corporativos, entre outros. Isso pode resultar em uma violação grave de privacidade da empresa.

 

  • Ataques DDos ou DoS

Uma negação de serviço (DoS) é um tipo de ataque cibernético que inunda um computador ou rede, para que ele não responda às solicitações, ou seja, para toda a operação da empresa. O DDoS é um ataque de negação distribuído. Ele faz a mesma coisa que o DoS, mas o ataque se origina a partir de uma rede de computadores. Há muitas técnicas que os cibercriminosos usam para usar esses tipos de ataques. Mostramos como se proteger deles aqui.

 

  • Spoofing

Spoofing consiste em qualquer tipo de crime cibernético que ocorre quando um cibercriminoso passa por um contato ou fonte conhecida. Ele engloba uma variedade de táticas baseadas na capacidade do criminoso de se passar por outra pessoa. Pode também acontecer em um nível técnico mais profundo, utilizando DNS e IPs diferentes.

 

  • Malware

Malware é um software malicioso, como spyware, ransomware, vírus e worms. Ele é ativado quando um usuário clica em um link ou anexo malicioso (através de um phishing, por exemplo), o que leva à instalação de softwares perigosos. Um malware instalado no sistema da empresa pode bloquear o acesso aos principais componentes da rede e obter informações secretamente, transmitindo dados do disco rígido ou ,até mesmo, interromper a operação da empresa.

Para as empresas operarem em conformidade com a lei e não correrem riscos, é necessário implementar algumas camadas de segurança digital. 

Como garantir a segurança digital em empresas públicas e privadas?

Manter as informações da empresa seguras é uma tarefa básica, para garantir que as informações estejam lá quando for necessário acessá-las. Veja 7 camadas de segurança para proteger as empresas de ataques cibernéticos. 

 

  • Proteção de DNS

Este é o conceito de proteção do serviço DNS (Sistema de Nomes de Domínio) como um todo, às vezes com ênfase na segurança. A proteção pode ser dividida em duas categorias: proteção do próprio serviço e da postura de segurança geral. Ou seja, refere-se à proteção da integridade e disponibilidade do próprio serviço DNS.

 

  • Firewall

O firewall é um dispositivo de segurança que pode ajudar a proteger a rede da empresa, ao filtrar o tráfego e impedir que estranhos tenham acesso não autorizado aos dados privados. Ele não apenas bloqueia o tráfego indesejado, mas também ajuda a impedir que softwares maliciosos infectem o seu computador.

 

  • Segurança de rede

Segurança de rede consiste em qualquer atividade criada para proteger a usabilidade e integridade de rede e dados da empresa. Inclui tecnologias de hardware e software. Ela impede que as ameaças invadam a rede. A segurança de rede é essencial para gerenciar o acesso à rede de computadores da organização.

 

  • Dispositivos

O uso de dispositivos móveis no espaço de gerenciamento comercial já se tornou comum.  Embora existam várias ferramentas de TI para o gerenciamento de dispositivos terminais em empresas, pouca atenção é dada à segurança dos próprios dispositivos. Para dispositivos de uma organização, é crucial que a resiliência seja entendida, a fim de evitar problemas de segurança no futuro. Por isso, os dispositivos que acessam rede ou plataforma corporativa devem ter um software antimalware, um antivírus e um firewall, para se proteger de ataques.

 

  • Usuários

O estudo da EY Consulting, aponta que para 54% das organizações, brasileiras incluídas, a grande vulnerabilidade da empresa são os usuários (colaboradores) maliciosos e desatentos, enquanto 45% disseram que dificilmente poderiam prever ameaças de roubo de dados. Levar conscientização aos usuários é a melhor arma contra ataques cibernéticos. A educação sobre segurança digital pode ajudar muito na prevenção de uma catástrofe e proteger seus usuários.

 

  • Aplicativos da empresa

Há muitos motivos pelos quais a segurança de aplicativos é importante para as empresas. Desde a imagem de marca positiva até a prevenção de violações de segurança que afetam a confiança dos seus clientes. O principal motivo pelo qual as empresas precisam de segurança de aplicativos é proteger a si mesmas e a seus ativos. A segurança de aplicativos permite que as companhias transmitam garantia aos clientes, controlando a segurança de seus serviços e plataformas.

 

  • Proteção de dados

Proteção de dados é o processo de salvaguardar informações importantes contra corrupção, comprometimento ou perda. A importância da proteção de dados aumenta à medida que a quantidade de dados coletados e armazenados cresce. Além de os dados serem muito valiosos para as organizações, a proteção de dados é uma obrigação de toda empresa, segundo a Lei Geral de Proteção de Dados.

A segurança digital é muito importante para a saúde, compliance e longevidade das empresas, haja vista que os ataques cibernéticos estão ocorrendo em um ritmo crescente em todo o mundo. 

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