WhatsApp

Alertas silenciosos: o que as empresas devem levar em consideração na prevenção aos ataques cibernéticos

Alertas silenciosos: o que as empresas devem levar em consideração na prevenção aos ataques cibernéticos

Nenhuma empresa, pública ou privada, está livre de sofrer ataques cibernéticos. Os cibercriminosos aperfeiçoam frequentemente as formas de violações e utilizam o momento da pandemia, onde fomos obrigados a seguir em home office para atacar bancos de dados das empresas. Exemplo disso foi o megavazamento que afetou mais de 223 milhões de brasileiros, no início deste ano. 

A prevenção de ataques cibernéticos é fundamental para que as empresas descubram quais são os tipos de ameaças e como percebê-las. Neste artigo, vamos mostrar os principais e como as empresas podem se proteger deles. 

 

Os principais tipos de ataques cibernéticos

Um ataque cibernético refere-se a qualquer possível violação que visa acessar dados ilegalmente, interromper operações digitais ou danificar informações. Veja os tipos mais comuns.

  • Phishing

Os ataques de phishing usam comunicação falsa, como um e-mail, para induzir o destinatário a abri-lo e seguir instruções, como liberar o acesso de alguém na empresa ou informar dados confidenciais. O objetivo é roubar informações de login ou instalar malware na máquina da vítima, que pode ser um funcionário da empresa.

  • Back Door

Back door é um tipo de malware que nega os procedimentos normais de autenticação para acessar um sistema, como bancos de dados e servidores de arquivos, dando aos cibercriminosos a capacidade de emitir comandos de sistema remotamente e atualizar malware. Os invasores normalmente identificam os alvos usando scanners, que localizam sites com componentes não corrigidos ou desatualizados, permitindo a injeção de arquivos.

  •  Roubo de dados

O roubo de dados acontece quando uma infecção no computador da empresa leva ao furto de informações importantes, como banco de dados de clientes, informação financeira, documentação técnica, dados bancários corporativos, entre outros. Isso pode resultar em uma violação grave de privacidade da empresa.

  • Ataques DDos ou DoS

Uma negação de serviço (DoS) é um tipo de ataque cibernético que inunda um computador ou rede, para que ele não responda às solicitações, ou seja, para toda a operação da empresa. O DDoS é um ataque de negação distribuído. Ele faz a mesma coisa que o DoS, mas o ataque se origina a partir de uma rede de computadores. Há muitas técnicas usadas pelos cibercriminosos nesses tipos de ataques. Mostramos como se proteger deles aqui.

  • Spoofing

Spoofing consiste em qualquer tipo de crime cibernético que ocorre quando um cibercriminoso passa por um contato ou fonte conhecida. Ele engloba uma variedade de táticas baseadas na capacidade do criminoso de se passar por outra pessoa. Pode também acontecer em um nível técnico mais profundo, utilizando DNS e IPs diferentes.

  • Malware

Malware é um software malicioso, como spyware, ransomware, vírus e worms. Ele é ativado quando um usuário clica em um link ou anexo malicioso (através de um phishing, por exemplo), o que leva à instalação de softwares perigosos. Um malware instalado no sistema da empresa pode bloquear o acesso aos principais componentes da rede e obter informações secretamente, transmitindo dados do disco rígido ou, até mesmo, interromper a operação da empresa.

Há maneiras específicas para as empresas se protegerem de cada tipo de violação, mas a prevenção cibernética se dá por meio de uma segurança digital muito bem estruturada e abrangente em toda a operação da empresa. Veja como as organizações devem se atentar para se prevenir das ameaças. 

 

O que se deve ser levado em consideração para a prevenção de ataques cibernéticos 

Os ataques cibernéticos se tornaram cada vez mais prejudiciais às empresas. Em 2020, as perdas globais com crimes cibernéticos chegaram a mais de 1 trilhão de dólares, segundo estudo do Centro para Estratégias e Estudos Internacionais (CSIS). A eficiência das violações depende do nível de vulnerabilidade dos sistemas de rede da organização. 

A segurança digital é imprescindível para a longevidade do negócio das empresas e para elas operarem em conformidade com a lei, razão pela qual é preciso realizar alguns procedimentos para identificar ameaças e vulnerabilidades de segurança de rede.

 

Veja o que é necessário para a prevenção de ataques cibernéticos nas empresas:

Mapeamento dos processos digitais da empresa

O objetivo aqui é determinar a forma mais eficaz e eficiente da empresa operar. O mapeamento consiste em localizar todos os detalhes dos processos e fazer um diagrama para identificar o fluxo operacional e as relações entre as diferentes áreas da companhia. 

O mapeamento de processos digitais da empresa permite avaliar em tempo real a execução de tarefas, mensuração de resultados, custos, produção, produtividade, riscos, entre outros, tornando o gerenciamento mais fácil e completo.

Além disso, o mapeamento dos processos digitais torna mais fácil armazenar, proteger e acessar informações e documentações importantes eletronicamente.

 

Armazenamento de dados, senhas e arquivos

Depois de estabelecer uma invasão na rede, os cibercriminosos percorrem o ambiente e tentam comprometer outros sistemas, inclusive dispositivos do usuário final, para coletar dados, como senhas, relatórios financeiros, documentos confidenciais, entre outros. 

Toda empresa utiliza senhas em sistemas importantes. Protegê-las e mantê-las fora do alcance dos cibercriminosos é fundamental e isso pode ser feito com um gerenciador de nível empresarial. 

Por isso, é importante usar medidas adicionais de segurança digital, a fim de  proteger os dados, senhas e arquivos confidenciais.

 

Conexões e redes a serem utilizadas pelos funcionários

Os funcionários podem não estar cientes dos riscos de usar qualquer dispositivo, de trabalho ou pessoal, em uma rede desprotegida. Pode ser o acesso wi-fi ou até mesmo a casa dele, devido ao home office ter sido adotado por 46% das empresas brasileiras, segundo o estudo da Fundação Instituto de Administração.

Por esta razão, as empresas precisam garantir que os usuários acessem o sistema somente por meio de uma rede segura. Conexões desconhecidas podem ser utilizadas para captar os dados da organização. Também é fácil distribuir vírus e softwares maliciosos em vários dispositivos, estabelecendo as bases para o preparo de ataques DoS ou DDoS em sites ou redes. 

Uma dica para as empresas é utilizar VPN (Rede Privada Virtual, em português), para se proteger de redes não seguras ao trabalhar. Isso fornece criptografia na movimentação de dados entre a empresa e o colaborador.

 

Periodicidade de backups e varreduras

Se uma empresa sofre uma violação e descobre que os dados foram corrompidos, isso pode causar muitas perdas e a operação inteira é paralisada, caso não haja um backup. Ter os dados da empresa armazenados em backup é muito melhor do que ter de se sujeitar a todos os custos associados à recriação deles.

É extremamente importante considerar a frequência para realizar backups. Isso depende da quantidade de dados coletados pela empresa. A frequência com que os backups ocorrem mostra a quantidade de dados que uma empresa pode perder, em caso de ataques cibernéticos. Por exemplo: backups semanais = potencial de perda de dados de uma semana. Por isso, realizar backup é crucial para a segurança digital da empresa! 

O mesmo vale para a frequência com que a varredura é realizada dentro do ambiente. Esse é o procedimento que ajuda as empresas a identificar ataques cibernéticos e corrigir vulnerabilidades. Com varreduras frequentes, é possível detectar possíveis falhas e mitigá-las, antes mesmo de ocorrer um problema de segurança.

Segurança digital é um elemento-base para suas empresas terem longevidade e não correr riscos de sofrer danos.  Além disso, é um dever, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A legislação precisa ser enxergada como uma oportunidade de crescimento e não somente como obrigação. 

Os direitos e obrigações das empresas, segundo a LGPD

Qualquer organização que coleta ou processa dados pessoais, ou seja, praticamente todas as empresas brasileiras, está sujeita à LGPD, que

nasceu como uma lei de proteção de dados que se aplica a todos os cidadãos brasileiros. Ela é responsável por regular o tratamento e o  processamento de dados pessoais. Por isso toda empresa deve se atentar aos seus direitos e obrigações:

 

Direitos das empresas na LGPD

Um dos principais direitos das empresas está em contar com a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais), para receber orientações sobre como aplicar a lei em sua operação. 

Outro direito importante é o de entrar em contato com clientes e enviar promoções, mas somente para os que deram consentimento para isso. Assim, a empresa pode manter suas ações de marketing funcionando perfeitamente. 

 

Deveres das empresas na LGPD

Os deveres das empresas são a parte mais importante e detalhada da LGPD porque a lei foi desenvolvida justamente para que as empresas garantam segurança das informações coletadas. A ANPD tem a função de fiscalizar e penalizar as empresas que não cumprirem com os deveres destacados na LGPD.

Em linhas gerais, os deveres são todos focados na administração de riscos e falhas. Isso quer dizer que quem gerencia a base de dados pessoais terá que realizar uma série de medidas. As principais são:

  • Solicitar a autorização expressa dos clientes para o tratamento de seus dados.
  • Criar normas de governança de dados.
  • Adotar medidas preventivas de segurança digital.
  • Elaborar planos para mitigar incidentes.
  • Fazer auditorias para seguir as políticas de segurança.
  • Manter os registros das operações de tratamento dos dados.
  • Resolver incidentes com agilidade.

Como falamos antes, para se prevenir de ataques cibernéticos e operar em conformidade com a LGPD, é necessário implementar mecanismos de segurança digital em toda a infraestrutura da empresa. 

A atuação da Microhard vai além da venda de produtos e serviços de cibersegurança. Somos comprometidos com a mudança de mentalidade social, para o alcance de um comportamento online seguro e consciente.

A Microhard conta com soluções tecnológicas de segurança de dados e da informação, para ajudar as empresas a se prevenir de ataques cibernéticos e se consolidar como uma organização compliance com a LGPD. 

Há quase três décadas atuando com TI, a Microhard dispõe de softwares de segurança da informação, serviços de assessoria, consultoria, treinamento, instalação e suporte, além de soluções de borda, tais como firewall, IDS, IPS, antiDDOS, antiataques direcionados e tudo que uma empresa precisa para implementar segurança digital em seu ambiente. 

Podemos ajudar a sua empresa! Conheça nossos serviços, clicando aqui.

Veja o que sua empresa precisa levar em consideração para se proteger das principais ameaças e o

Redes Sociais:

Você também pode gostar