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Cuidado com o e-mail spoofing

Cuidado com o e-mail spoofing

O contexto do ataque via e-mail spoofing

Um dos aspectos mais frequentes e desafiadores em Segurança da Informação é o controle do recebimento de e-mails que chegam a todo instante, pois envolve a atenção e cuidado do usuário que recebe e abre os e-mails. O ataque denominado “e-mail spoofing” é muito frequente no ciberespaço e está sempre fazendo suas vítimas.

As proporções dos estragos provocados por um ciberataque de e-mail spoofing costumam ser grandes, indo desde violação e roubo de dados à paralisação de sistemas e interrupção de negócios. O combate a este tipo de ataque é desafiador tanto para empresas privadas quanto para o setor público (confira artigo sobre ataques cibernéticos à organizações do setor público).

Como funciona o ataque?

O e-mail spoofing é uma técnica usada em ataques de spam e phishing para induzir os usuários a pensarem que uma mensagem de e-mail, com cabeçalho de remetente falsificado, veio de um remetente que eles conhecem ou podem confiar. 

Por exemplo, um invasor pode criar um e-mail que parece ter vindo da Amazon, cuja mensagem informa ao usuário que sua conta será suspensa se ele não clicar em determinado link e atualizar sua senha. Se o usuário for enganado com sucesso, ao acessar o site e digitar suas credenciais, estará dando acesso ao invasor a todos os dados do usuário-alvo, podendo fazer compras por meio dos cartões de crédito cadastrados, por exemplo.

Ataques e ameaças mais disseminados via e-mail spoofing

  •  Phishing é um tipo de ciberataque onde hackers conseguem tirar informações e dados dos usuários através de uma isca – por isso o nome “phishing” -, e uma vez com esses dados capturados podem aplicar seus golpes. É muito comum que o phishing ocorra através de e-mails que solicitam uma determinada ação, como por exemplo clicar em um link, baixar determinado arquivo, instalar ou atualizar um software específico para, assim, ter acesso às informações sigilosas.

    A Lei dos Crimes Cibernéticos foi sancionada em 2012 para tratar de crimes relacionados aos meios eletrônicos, dentre eles o phishing.
  • Spam é abreviação em inglês para “Sending and Posting Advertisement in Mass”, que em português significa, “envio e publicação de anúncios em massa” e são mensagens eletrônicas enviadas a muitos usuários, em um curto espaço de tempo, sem que eles tenham solicitado. O e-mail é o canal mais comum de transmissão de Spam e podemos identificá-lo facilmente pelo conteúdo generalista, porém atrativo. De maneira geral, seu objetivo é fazer propaganda massiva de serviços e produtos, mas também aplicar golpes, disseminar boatos e instalar softwares maliciosos (malwares). Uma vez no dispositivo, esses softwares fazem uma varredura em redes sociais, blogs e sites que solicitem dados como endereço de e-mail ou telefone (confira artigo sobre as principais ameaças que marcaram 2022).

Como se prevenir?

Apesar dos crescentes investimentos em Segurança da Informação e programas de conscientização implementados pelas organizações, o problema parece estar longe de terminar e os cibercriminosos seguem com táticas e métodos cada vez mais sofisticados, por isso, o único jeito de resolver esse problema é incentivar a disciplina e a disseminação da cultura de Segurança.

Confira algumas medidas que podem ser tomadas para evitar ser vítima de um e-mail spoofing:

  • Evite abrir anexos ou links de remetentes suspeitos, lembrando que até endereços que parecem conhecidos são suspeitos. Certifique-se da autenticidade do envio, pelo cadastro prévio e autorizado para recebimento de e-mails, principalmente.
  • E-mails prometendo riquezas – ou qualquer outra coisa boa demais para ser verdade – provavelmente são uma farsa.
  • Nunca clique em links para acessar um site no qual você é solicitado a se autenticar. Sempre digite o domínio oficial em seu navegador e autentique diretamente no site.
  • Copie e cole o conteúdo de uma mensagem de e-mail em um mecanismo de pesquisa. É provável que o texto usado em um ataque de phishing comum já tenha sido relatado e publicado na Internet.
  • Suspeite de e-mails supostamente de uma fonte oficial com erros ortográficos ou gramaticais.

(confira artigo sobre panorama dos ataques cibernéticos causados por falha humana).

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Redigido por Bernard Colen – Analista de Comunicação na Microhard
Um dos aspectos mais frequentes e desafiadores em Segurança da Informação é o controle do recebi

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