WhatsApp

Tecnologia SD-WAN e aumento das medidas de segurança são vitais para 2020

Tecnologia SD-WAN e aumento das medidas de segurança são vitais para 2020

O SD-WAN (Wide Area Network) é uma tecnologia de nuvem utilizada por empresas com matrizes distribuídas que querem aumentar a largura de banda, sem perder a qualidade e segurança do serviço. Resumidamente, o SD-WAN é uma rede de longa distância com grande extensão geográfica, como a internet que ultrapassa fronteiras e conecta usuários espalhados pelo mundo.

A Black Friday do setor varejista é um bom exemplo de que se o WAN estiver com baixa largura de banda pode prejudicar a experiência do usuário em decorrência do número alto de pessoas acessando a mesma rede, ocasionando, normalmente, lentidão para carregar sites, indisponibilidade de sistemas, entre outros problemas.    

Desde 2016, a empresa de consultoria Gartner previa que o mercado de WAN devia atingir US$ 1,24 bilhão em 2020. Outra previsão da empresa para este ano estima que mais de 50% das iniciativas de atualização de infraestrutura de borda WAN serão em SD-WAN, em substituição aos roteadores tradicionais.

É verdade que a migração para a nuvem é o ambiente ideal encontrado pelas empresas que querem reduzir os gastos, espaços ocupados com data centers físicos e otimizar segurança e performance. Porém, há um grande empecilho. A quantidade de dados, armazenamento e tráfego elevado sobrecarregam e vulnerabilizam redes corporativas, o que pode facilitar a vida dos cibercriminosos que cometem ataques cibernéticos.

O SD-WAN surgiu como uma medida de segurança vital para 2020, principalmente para organizações com filiais distribuídas, que querem diminuir despesas e ganhar agilidade no serviço, de maneira mais flexível e fácil de gerenciar. 

Independentemente do porte ou segmento, qualquer empresa quer usufruir de uma rede segura e dimensionável. A MPLS, apesar de ser confiável, apresenta problemas de SLAs rígidos, limitação geográfica e demora para implantação.

Basicamente, o funcionamento do SD-WAN pode ser explicado com a utilização de um software e tecnologias em nuvem para facilitar a entrega de serviços de WAN para as matrizes. A virtualização, por sua vez, permite a conexão da internet com mais facilidade, rapidez, qualidade, confiabilidade e segurança.

 

Saiba quais são os benefícios de trabalhar com SD-WAN

Hoje, os colaboradores demandam mais conectividade quando precisam assistir vídeos ou acessar aplicativos como Salesforce, Office 365, Lync e serviços de armazenamento, por exemplo. 

As redes de MPLS não conseguem comportar essa necessidade porque transmitem todo o tráfego da filial para um data center centralizado que, consequentemente, não vai conseguir ter um bom desempenho para serviços de nuvem.

A tecnologia do SD-WAN conta com inúmeras vantagens para empresas com filiais distribuídas e garante mais performance em serviços de nuvem. Abaixo, você consegue saber quais são os quatro principais benefícios:

  • Otimização da nuvem: o SD-WAN elimina penalidades de backhaul tão comum em redes MPLS e conta com conexões seguras e de alto desempenho da filial para a nuvem. Além disso, garante por meio do direcionamento de link o pacote com reconhecimento de aplicativos e dos recursos de correção sob demanda, alcançando a performance ideal para todos os tipos de tráfego.
  • Redução de custos: a conectividade com a internet por meio de cabos, DSLs e ethernet é mais econômica, disponível e rápida de ser instalada em relação aos MPLS.
  • Agilidade: implantação rápida sem a necessidade de deslocar uma equipe de TI para o local. Aumentar a largura da banda ou reduzi-la pode ser feito à medida que os recursos de negócio são desenvolvidos. A virtualização e a configuração automática de políticas de negócio e de segurança permitem serviços de direcionamento de tráfego automatizados e controlados.
  • Gerenciamento: a instalação da tecnologia da SD-WAN na filial é considerada rápida e fácil, o que elimina o deslocamento de uma equipe para visitar os locais remotos.

 

Entre em contato conosco e saiba como a Microhard pode ajudar a aumentar o desempenho de largura de banda da sua empresa.


Redes Sociais:

Você também pode gostar