WhatsApp

5 previsões para considerar no cenário de cibersegurança para 2020

5 previsões para considerar no cenário de cibersegurança para 2020

Investir em cibersegurança virou assunto prioritário das empresas, depois que diversas organizações foram vítimas de ataques cibernéticos e sofreram violação de dados.

Independentemente do porte e do segmento, qualquer empresa está sujeita a passar por situações de vulnerabilidade, daí a importância de contar com ferramentas e profissionais aptos para interromper ações maliciosas. 

Nesse quesito, a tecnologia é uma grande aliada para ajudar a combater práticas que coloquem a organização, assim como informações confidenciais dos clientes, em risco. Pensando nisso, a Microhard criou uma lista com 5 previsões a serem consideradas no cenário de cibersegurança e para ficar atento em 2020. 

Os nomes já são conhecidos pelo público, mas a cada ano seguem sendo aprimorados para garantir mais eficiência e segurança dos sistemas. Confira a seguir:

 

Inteligência Artificial (IA)

Uma pesquisa realizada pela consultoria americana Accenture mapeou as principais tendências tecnológicas para os próximos anos e a Inteligência Artificial (IA) aparece no topo da lista de inovações no início da próxima década. 

O argumento pode ser reforçado com dados da International Data Corporation (IDC). Segundo a organização, o investimento com técnicas de IA deve chegar a quase US$ 98 bilhões em 2023. 

O grande desafio das empresas é conciliar o uso desta ferramenta digital com processos humanizados, para que homem e máquina trabalhem juntos de maneira ética e responsável.

 

5G

A rede 5G, ou quinta geração, já é uma realidade em alguns países da Europa e cidades americanas. No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estima que os leilões começarão a partir do segundo semestre de 2020, mas que só deve chegar aos usuários em 2021. 

Basicamente, a rede 5G fornece conexões mais rápidas, administração inteligente de redes e mais estabilidade para conversão entre máquinas. A previsão é que a quinta geração de internet seja 50 vezes mais veloz que as redes 4G, a ponto de conseguir baixar filmes em 2 minutos. 

 

Cloud Computing

A migração para a nuvem é o ambiente ideal encontrado pelas empresas que querem reduzir os gastos e os espaços ocupados com data centers físicos, além de otimizar a infraestrutura com segurança. 

Números da IDC apontam que 49% dos dados armazenados no mundo estarão hospedados em ambientes de nuvem pública em 2023. A grande vantagem dessa tecnologia é que não precisa fazer download, sendo necessário somente a conexão com a internet para acessar arquivos e dados de qualquer lugar.

 

Lei Geral de Proteção de Dados

Inspirada pela lei europeia, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi aprovada pelo Governo Federal para garantir o direito de privacidade dos titulares e mais transparência por parte das organizações no que diz respeito ao tratamento de dados. 

A regulamentação brasileira passa a valer a partir de agosto de 2020, mas ainda assim empresas encontram barreiras para atender às novas exigências, mesmo com um prazo de dois anos para entrar em conformidade. 

Quem desobedecer às regras, pode receber penalidades, como advertências, multas, publicização, bloqueio e eliminação dos dados. 

 

Internet of Things (IoT)

A Internet of Things, ou Internet das Coisas, é a opção de conectar qualquer aparelho ou instrumento à internet, como no caso dos alto-falantes ativos por voz Google Home, Amazon Echo, entre outros. 

De acordo com um levantamento da Frost & Sullivan realizado em junho de 2019, o Brasil deve ter lucrado US$ 2,2 bilhões com o mercado de IoT no ano passado. Para 2020, especialistas estão otimistas com a implantação de novos projetos, e a indústria deve ser um dos mercados mais beneficiados com esse tipo de tecnologia. O grande desafio é criar sistemas suficientemente seguros para não serem invadidos e comprometer uma operação ou colocar a vida de pessoas em risco.

Quer acompanhar as principais novidades tecnológicas ou implantar medidas de segurança na sua empresa. Entre em contato conosco e visite nosso site para saber mais!


Redes Sociais:

Você também pode gostar