BluePex AVware

AVware Antivírus é o primeiro antivírus 100% brasileiro. Ele funciona como uma central de segurança no computador, protegendo contra ameaças que vão desde vírus até pragas digitais que roubam dados do computador.

O software possui uma interface simples, separada por abas. Logo na primeira aba, é possível visualizar o status da proteção de arquivos, pendrives, firewall e registro do Windows.

O programa possui dois tipos de análise no computador: a Análise Rápida, que faz uma varredura pelos principais locais do computador e a Análise Completa, mais detalhada. Além disso, o usuário também tem a opção de especificar os locais que deseja escanear.

O programa ainda possui proteção avançada para acesso a bancos, impedindo a captura de teclas e roubo de informações. Idealizado por João Eduardo e Bruno Martins desde 2005 e lançado no primeiro trimestre de 2011, o AVware Antivírus é considerado pelos criadores como uma central de segurança, por cuidar de ameaças que vão desde vírus até pragas digitais que roubam dados do computador.

O antivírus é especializado em malwares que circulam no Brasil, e agora ele também conta com proteção aprimorada para ameaças internacionais. Isso é possível graças a uma parceria com um dos principais laboratórios de vírus dos Estados Unidos. “As melhorias feitas no AVware resultaram em um antivírus ainda mais robusto, com alto nível de especialização nas ameaças brasileiras mas também total segurança para o usuário contra vírus, trojans, spywares e outras vulnerabilidades internacionais”, afirma Ulisses.

O destaque do AVware está na proteção elevada no acesso a bancos pela internet, impedindo que teclas sejam capturadas e informações sejam interceptadas. Além disso, o programa funciona de forma rápida, ocupando pouca memória no computador.

Segundo Ulisses, o maior diferencial do AVware está em sua própria origem. “A principal questão é estarmos no Brasil, pois assim conseguimos nos aproximar mais desse pessoal”, afima. Além disso, em caso de um grande surto gerado no país, o AVware consegue solucioná-lo com muito mais agilidade que outros antivírus, por sua proximidade e experiência com as ameaças daqui.

Outro fator positivo é a existência de um canal para que os usuários reportem novas ameaças, contribuindo para o aumento da base de vírus nacionais e internacionais, é o VirusLab, que pode ser acessado pela própria página do AVware.